quinta-feira, 30 de maio de 2013

“Domingo no Parque” mostra que o domingo não precisa ser chato

Em 2009 a Carlos Madia Produções Artísticas, em parceria com diversas secretárias da prefeitura de Sorocaba e com grande apoio da então secretária da cidadania Mazé Lima, desenvolve o “Domingo no Parque”.

                                          Fonte: Site oficial do projeto Domingo no Parque

Este projeto a principio foi elaborado com o intuito de expor aos domingos, em sete parques de Sorocaba, produções artísticas. Porém o projeto teve que ser reformulado, o número de parques diminuiu para um, o escolhido foi o Parque do Campolim (Parque Carlos Alberto de Souza).

O evento acontece aos domingos das 9h às 16h, e expõe uma grande diversidade de trabalhos artísticos, sempre contando com três shows de artistas locais, as exposições são coordenadas pela Carlos Madia Produções Artísticas.

No início a produção do evento precisava buscar artistas que se apresentassem no parque, com o passar das edições os artistas começaram a buscar a produção querendo expor seus trabalhos, isso demonstra a ascensão do projeto como uma ferramenta muito útil na propagação de trabalhos artísticos.

As edições que no início se limitavam à apenas um parque hoje acontecem, no mesmo dia, no Parque do Campolim, na Praça Brigadeiro Tobias e na Praça Frei Baraúna, Fórum Velho.
Alguns dados do projeto mostram como esse evento se tornou um expositor de novos talentos regionais, além é claro de contar com artistas renomados.

Entre a primeira edição em 26/04/2009 à 24/03/2013 (quando foi fechado esse levantamento) o projeto teve 166 edições, apresentou 343 atrações, envolveu 1.567 artistas e se resume em um total de 1.620 horas de apresentações artísticas.
   
Se interessou? Entre no site do projeto e conheça mais: 
                      
Site Domingo no Parque


Ou vá aos domingos com os amigos e a família para um dos três locais onde ocorre o evento entre as 9h e às 18h.              



Por: Adrian Ferrari / Luis Paulo Alves

Carlos Madia - músico, produtor cultural e apaixonado por cultura

Carlos Madia, 43 anos, natural de Sorocaba, é uma pessoa de extrema relevância no cenário musical e cultural de Sorocaba, o Sorocaba Musical então resolveu apresentar ao grande público um pouco do perfil e da história deste músico que hoje se destaca como produtor cultural em Sorocaba e região.
    
Foto divulgada na página pessoal de Carlos Madia


Madia começa sua trajetória de músico profissional em 1987, passando-se alguns anos em 1992 é convidado pelo Esplanada Shopping para coordenar a programação musical do shopping, aí começa a trajetória que o tornou produtor cultural.

Junto ao músico Mingo e em parceria com a Secretária de Cultura do Estado, em 1998 Carlos cria o workshop “Da idéia ao disco” que é destinado em auxiliar músicos em como estruturar um disco.

Após realizar outros diversos projetos o músico é convidado por uma produtora japonesa para se apresentar no Japão, faz cinco turnês entre 2002 e 2006, seu repertório é composto de samba e bossa nova.

Em 2007 de volta ao Brasil se firma novamente como produtor musical, cria o projeto “Sons e ritmos” em parceria com a Secretária de Cultura de Votorantim, no mesmo ano junto às secretarias de cultura de Votorantim e Sorocaba surge o “Vizinhos Afinados” que revezava apresentações culturais entre as duas cidades, o projeto deu tão certo que foi repetido em 2008.

Ainda em 2008 Madia produz o concerto pop-sinfônico “Sorocaba é Show”, realizado no Campolim e com entrada gratuita o evento reúne no palco a Orquestra Sinfônica de Sorocaba e músicos de diversos estilos, totalizando quase 100 artistas se apresentando em conjunto. O sucesso do evento faz com que haja uma segunda edição ainda no mesmo ano.

Em 2009 é produzido por Carlos o projeto “Cultura da Hora”, o apoio parte de iniciativa privada, o projeto expõe trabalhos artísticos como música, pintura, teatro, circo, entre outros trabalhos de artistas regionais. A exposição destes trabalhos é feita em hipermercados de Sorocaba.

No mesmo ano, junto a diversas secretárias da prefeitura de Sorocaba e com grande apoio da então Secretária da Cidadania Mazé Lima, Carlos elabora o “Domingo no Parque”, que está ativo até hoje e tem pelo menos mais um ano de continuidade. Este projeto realizado todos os domingos em três parques da cidade abre espaço para que artistas locais e regionais apresentem seus trabalhos artísticos, tudo é claro supervisionado e estruturado pela equipe de Carlos.

Com a aprovação do Ministério da Cultura, em 2010, dois projetos da Carlos Madia Produções Artísticas foram beneficiados com a Lei de Incentivo à Cultua que os permite captar recursos a partir de impostos pagos por empresas privadas. O primeiro projeto “Sonoridade” promoveu a música instrumental em diversos estados brasileiros, e o segundo projeto “Noites Acústicas” foi feito em Paranaguá, cidade do litoral do Paraná.

Entre 2012 e 2013 Carlos ainda coordenou a programação musical do Villàggio Shopping. Atualmente além de se dedicar ao “Domingo no Parque” Madia elabora diversas outros projetos para empresas e pessoas físicas. Porém Carlos diz que nunca se distanciou da música, sua paixão, afirma isso com o seguinte argumento “Compus cinco  músicas para trabalhos de um mesmo semestre na faculdade, eu estou ligado à música”.

Ficou curioso em ver um destes trabalhos? Então dá uma olhada nesse vídeo e aprecie o talento de Madia:




Além de sua trajetória, o Sorocaba Musical quis saber qual era a perspectiva de Carlos sobre o cenário musical de Sorocaba. Confira a entrevista:

Carlos, no seu ponto de vista qual é a realidade encontrada por bandas regionais que tentam a ascensão em Sorocaba? Existe espaço para elas?

A realidade para os artistas nunca foi um mar de rosas, para músicos não é diferente. Conheço músicos fantásticos que são quase desconhecidos do grande público. No Brasil isso é encarado como uma coisa grave, porque as pessoas acham que para ser feliz é preciso fazer muito sucesso. A vida é mais simples, pode ser mais simples. Porque não se conhece a própria cultura, pouquíssimos artistas são reconhecidos. É possível alcançar ascensão, mas não se deve achar que só existe Sorocaba, o mundo é muito grande, existe espaço aqui, mas aqui é muito pouco. O novos músicos que se contentam só com Sorocaba precisam se reinventar.

Como você vê o cenário musical e cultural de Sorocaba nos próximos anos? Existe a possibilidade de que com incentivo público e privado Sorocaba se torne destaque na lapidação de novos talentos?

Sorocaba é uma cidade musica! E está se tornando mais cultural também! Mais pessoas estão produzindo cultura, isso é ótimo porque conseqüentemente mais espaços serão buscados e cavados. Eu costumo dizer que “Sorocaba Tem Grandes Artistas, Eles Estão Todo Domingo No Parque”.



Existe algum empecilho grave na produção cultural de Sorocaba?

Existem dificuldades, como em qualquer negócio, qualquer ação. E os produtores estão aí exatamente pra isso, resolver e procurar soluções, esse é o grande barato!

Para finalizar deixo aqui uma frase de Carlos Madia que resume bem seu afeto, carinho e vínculo com a música e a cultura.

Produzo cultura, procuro cultura, me preocupo com a cultura, me ocupo com cultura, sou mais culto com a cultura, curto cultura, longa minha vida será com cultura.”

                                                                               

Por: Yuri Talacimon

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lys Araujo traz samba de raiz e MPB da melhor qualidade

Lysnéa Cristina Araujo, conhecida no ambiente artístico e musical apenas como Lys Araujo, é natural de Sorocaba e cresceu em um lar simples onde a arte e a música estiveram sempre presentes. Em uma família de artistas e apreciadores de boa música, Lys cresceu ouvindo Cartola, Benito de Paula, Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Elis Regina, e outros grandes nomes da época de ouro da rádio nacional.

O samba era o estilo musical mais ouvido na casa de Lys, entretanto, uma cantora em especial chamou mais sua atenção: a saudosa Clara Nunes. A identificação surgiu cedo, ocasionada pelo jeito de vestir-se e de cantar da artista, com a alma de personalidade forte e espiritualidade à flor da pele. Uma curiosidade é que além da interpretação das canções, Lys destaca que há uma semelhança física entre elas.

                                                       Foto: divulgação/Lys Araujo                    

Lys Araujo sempre cantou em festas e ocasiões familiares e em 2000 começou a frequentar um bar da cidade com música ao vivo para quem gostava de cantar. Lá tomou gosto em interpretar as canções de nomes consagrados, sendo que, em 2007, consequentemente, a música tornou-se profissão.

                                                     Foto: divulgação/Lys Araujo

No início de sua carreira profissional, a cantora apresentava-se na noite sorocabana com seu primeiro apoiador artístico, formando a dupla Lys e Lauro, sendo ela no vocal e pandeiro e ele no teclado. Tocaram juntos por três anos, com o samba de raiz e a MPB sempre pautando o repertório.

Dona de uma bela voz grave e um carisma contagiante, seguiu agradando em todos os lugares onde cantava, e desde final de 2010, segue uma carreira solo como Lys Araujo, apresentando-se com seus músicos em eventos, casas de shows e bares de Sorocaba e região, nos quais pode ser encontrada todos os dias da semana, devido sua agenda sempre cheia.

                                                             Foto: divulgação/Lys Araujo

Para entrar em contato e/ou conhecer mais de Lys Araujo, é só entrar no site da cantora. Lá é possível ver fotos, vídeos e conhecer a agenda.


Por: Eduardo Sorrilha






segunda-feira, 20 de maio de 2013

Banda Sangria: evangelização através do "Rock n Roll"

     

             Em meados de 2003, os amigos Robson (guitarrista) e Luiz Fernando Amaral (contra baixo), decidiram montar um projeto onde o objetivo era levar a mensagem de Cristo e se divertir ao som do que mais gostavam o  Rock‘n roll. O “Projeto”, como era chamado por ainda não ter um nome, faz uma tensa apresentação em uma quermesse com seguinte formação: Robson - guitarrista, Anderson – baterista, Amaral – contra baixo e Paulo Henrique -  Vocal. A esta formação foi adicionado Alison - teclado, que assistia ao show na mesma noite.



                              Foto divulgada no site da Banda


            Ainda no final do mesmo ano, assistindo a um show da banda Anjos de Resgate em Votorantim-SP, Robson e Amaral, através de uma feliz brincadeira, decidem que o nome do “projeto” será SANGRIA: um hino para os roqueiros católicos, regravada por nada mais nada menos que a banda ROSA DE SARON, sua maior referência musical.

Ah a brincadeira... foi simplesmente essa: esse show era usado como prêmio para os ministérios que participavam de um festival de música sacra da cidade, e após essa explicação dada a Luiz Fernando o mesmo diz: “Ah, então vamos ganhar o ano que vem pra gente poder tocar. Vamos decidir o nome que eles vão chamar então!! No ano seguinte, com o nome Sangria fica entre as primeiras colocações do festival e abre o show do Anjos de Resgate. O melhor desse show foi que vários nomes importantes no circuito católico participaram: Drielle, Alexandre Soul, Cerimonya e Anjos de Resgate puderam ser vistos.

E esta sequência de aberturas de show não pára por aí, após vieram shows com Eterna, Anjos de Resgate (one more time, sim!!!!), The Flanders e Rosa de Saron.

Anos se passaram, Sangria traz composições sobre o amor de Deus e crises existenciais, porém passa por alguns desgastes também.

Então ao final de 2008, sai Paulo Henrique e entra Marvin, com uma proposta de voz diferente e bem diversificada que agrada e muito, aos integrantes. A banda, então, volta ao processo evolutivo, às canções passam a ter uma nova roupagem exigindo assim uma contribuição maior de equipamentos.

Em 2011, com uma nova proposta de som, mais maduro e confiante a banda Sangria abre show da ROSA DE SARON, com a seguinte formação: Robson – guitarrista; Anderson – baterista, Amaral – contra baixo Marvin vocal - Alison – Teclado; João Paulo - guitarrista;  e Juliano Ventura –Vocal.

Hoje Sangria é este time que carrega a Missão de cada vez mais divulgar o nome de JESUS, para lembrar que sem ELE nada existiria.

Informações de shows pelo blog:  bandasangriasorocaba.blogspot.com



Por: André Nunes

domingo, 12 de maio de 2013

Club Sete Vegas é novidade com qualidade

A banda Club Sete Vegas é relativamente nova no panorama artístico sorocabano; entretanto, a qualidade musical percebida até o momento demonstra porque conquistam cada vez mais espaço no cenário musical da cidade.   

                                          Foto divulgada no perfil da banda no Facebook

Surgida no início de 2011, a banda é, antes de qualquer coisa, uma reunião de grandes amigos que tem interesses comuns e gostos musicais semelhantes; além da paixão pela música.

Tendo inicialmente um formato de trio e mais pautado em versões acústicas, o Club Sete Vegas passou por reformulações no estilo e formação, e hoje possui maior versatilidade nas apresentações que são em formato elétrico, formato este que tem sido a base para apresentações em bares, casas de shows e eventos em Sorocaba e região. A banda tem atualmente a seguinte formação: Marcos Gea no vocal, Gabriel Loureiro no baixo, Guto Faria na guitarra e violão e Bruno de Oliveira na bateria, fechando o time.

                                        Foto divulgada no Jornal Cruzeiro do Sul - Erick Pinheiro

A diversidade musical e as influências dos integrantes podem ser percebidas pelo repertório da banda, que é permeado por canções de Red Hot Chili Peppers, Skank, U2, Jota Quest, Chico Science e Nação Zumbi, Paralamas do Sucesso, The Beatles, dentre inúmeros outros artistas. 

Para saber a agenda das apresentações, entrar em contato e/ou obter mais informações da banda Club Sete Vegas, eles tem um perfil no Facebook:

www.facebook.com/clube.vegas




Por: Eduardo Sorrilha


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Thiago Balera - voz, violão e tecnologia mixados com bom gosto

O músico e instrumentista Thiago Balera foi autodidata, aprendendo a tocar instrumentos como bateria, violão e guitarra na adolescência, quando também começou a desenvolver o canto.

Coleciona diversas experiências como trabalhos solo, em parcerias e com banda, tendo assim, com o passar dos anos, desenvolvido seu estilo e personalidade musical. Hoje é aluno do conceituado Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí/SP, e trabalha profissionalmente com música desde 2010, fazendo voz e violão em bares, restaurantes, cafés e eventos.

                                                 Foto: Divulgação/Thiago Balera

Balera se destaca pela sua bela voz e seu gosto por fazer versões de canções famosas. Seu diferencial, além de sua musicalidade e estilo, é uma pedaleira chamada "loopstation" que é utilizada nas apresentações, a qual permite que os arranjos e backing vocals sejam feitos ao vivo e reproduzidos durante a execução da música. É uma verdadeira "banda de um homem só", sendo muito mais que apenas voz e violão.

Seu estilo vai do pop ao samba, proporcionando um som variado que agrada várias idades e diferentes gostos.

Em seu repertório internacional interpreta músicas de artistas como Jason Mraz, John Mayer, Michael Jackson, The Beatles, Elvis, Maroon 5, Ben Harper, Jack Johnson, Oasis, Matchbox 20, dentre outros. No cenário da música nacional, traz vários artistas e bandas atuais como Capital Inicial, Lulu Santos, Ed Motta, Skank, Jota Quest etc. Já em seu repertório mais "clássico" da música brasileira, interpreta canções de Noel Rosa, Cartola, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Djavan e outros. 


Uma demonstração da musicalidade de Thiago:

                                                Vídeo: Youtube/canal Thiago Balera

A agenda do músico para esta semana está assim:

03/05 (Sexta-feira) 20h - Restaurante Jabô
04/05 (Sábado) 12h30 - Restaurante DNA Natural
04/05 (Sábado) 20h - Ronco do Bugio (Piedade)
05/05 (Domingo) 17h - Fran's Café


Para conhecer melhor o trabalho e/ou entrar em contato com Thiago Balera é só acessar o recém lançado site do músico:


Lá é possível conferir a agenda completa, fotos, músicas, endereço da página do Facebook, Twitter, canal dele no Youtube, Soundcloud, entre outras coisas.



Por: Eduardo Sorrilha


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sorocaba Musical - O Início


Olá! 

Nessa primeira postagem do Sorocaba Musical, faz-se importante, antes de tudo, explanar qual é o tema principal desse blog: divulgar os trabalhos, apresentações, materiais, eventos e manifestações artísticas e culturais dos músicos e compositores de Sorocaba. 

Nossa cidade está repleta de excelentes profissionais da música, os quais vem realizando ótimos trabalhos em bares, casas de show, restaurantes, eventos culturais, estúdios, e até mesmo em escolas de música.

A intenção mor da página é colocar o pessoal que é antenado em arte, música e manifestações artísticas, a par do que está rolando na cidade: histórico dos músicos e bandas, onde estão tocando, se estão com novos trabalhos lançados ou para serem lançados, vídeos, eventos musicais que estão rolando etc.

Se você acha que uma boa música ao vivo nunca poderá ser substituída por um aparelho de CD tocando um som ambiente, se sente falta de ver e ouvir a música sendo produzida e executada em tempo real; este blog é pra você!

Nos próximos dias já vai rolar uma nova postagem com um material muito bacana! 

Até breve, abraços!



Por: Eduardo Sorrilha